Estudiosos concluíram que pessoas portadoras de xantelasma (depósitos de colesterol caracterizados por marcas amareladas ao redor dos olhos) têm maior tendência de sofrer ataque cardíaco e outros males.

 A pesquisa começou ainda nos anos 1970, quando a saúde de quase 13 mil pacientes passou a ser periodicamente monitorada, sendo 4,4% destes portadores de xantelasma. Hoje, mais de trinta anos depois, 1.872 pacientes sofreram ataque cardíaco, 3.699 desenvolveram alguma doença do coração, e 8.507 morreram.

 Os dados mostraram que o grupo de maior risco era os das pessoas com marquinhas amarelas nos olhos. Em números, as pessoas que sofriam de xantelasma tiveram tendência 48% maior de ter um ataque cardíaco do que as não portadoras, além de uma chance 29% maior de ter uma doença do coração e 14% maior de morrer.

 Os autores acreditam que os pacientes que sofrem do mal podem ser mais propensos a acumular depósitos de colesterol em todo o corpo. Mas acabam se consultando apenas com dermatologistas, a fim de remover as marcas dos olhos por razões estéticas, e se esquecem que outras doenças podem ser desencadeadas.

Se você tem esse tipo de marquinha, procure não só o dermatologista, mas também um clínico geral ou cardiologista.

Fonte: Galileu